Para os químicos, o cálculo das quantidades necessárias de cada reagente para formar um determinado produto tem importância vital. Esse cálculo é chamado de estequiométrico, do grego stoikheîon, elemento, e métron, medida.
Para que possamos fazer corretamente os cálculos estequiométricos de uma reação química é necessário, em primeiro lugar, que a equação que a representa esteja com os coeficientes devidamente acertados. À determinação dos coeficientes de uma equação química damos o nome de balanceamento de equação.
Como já vimos, as reações ocorrem sempre em proporções fixas, que podem ser determinadas experimentalmente em laboratório. Todavia, utilizando o modelo atômico de Dalton, podemos determinar as proporções das substâncias nas reações químicas, sem precisarmos realizá – las experimentalmente.
Embora existam modelos mais avançados para explicar a constituição da matéria, o modelo atômico de Dalton é suficiente para expor e prever a estequiometria das reações químicas. Segundo esse modelo, nas reações ocorrem rearranjos dos átomos que formam as substâncias. Por isso, os átomos dos reagentes são os mesmos dos produtos, ou seja, a quantidade da átomos de cada elemento químico presente nos reagentes será igual à quantidade de átomos desse elemento nos produtos.
Se considerarmos uma reação química genérica entre as substâncias A e B, formando as substâncias C e D, podemos representá – la pela seguinte equação:
a A + b B -> c C + d D
Nessa equação, as letras minúsculas representam os coeficientes de proporcionalidade de cada substância na referida reação química.
Vale lembrar que em uma equação química os sinais e a seta têm um significado diferente dos sinais representados pela Matemática. O sinal + representa que as substâncias foram colocadas em contato, e a seta -> indica que há uma transformação, produzindo outras subbstâncias (produtos).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Bom!
ResponderExcluir