O químico é um profissional detalhista: característica necessária para quem lida com átomos e moléculas. Muitas vezes, ele precisa saber as quantidades exatas das substâncias com as quais trabalha, isto é, tem de determinar quantas entidades químicas (átomos, moléculas, íons, etc.) existem em certa porção de material.
O número de átomos presentes em uma amostra de 0,012 é de carbono -12 é dado por uma constante física que recebe o nome de constante de Avogadro (Na), em homenagem ao químico Amedeo Avogadro (1776-1856), que estabeleceu os fundamentos para sua criação. Como os átomos são entidades muito pequenas, seu valor numérico é muito grande.
Como não podiam precisar o valor da constante de Avogadro, vários químicos e físicos (inclusive Albert Einstein) propuseram métodos indiretos para determiná-lo. Sabendo que muitas propriedades das substâncias dependem da quantidade de entidades químicas (átomos, moléculas, íons, etc.) , eles apresentaram técnicas específicas para medir tais propriedades e metodologias de cálculos que fornecem a constante de Avogadro, ou seja, o número de entidades presentes em um mol.
Existem vários métodos para determinação da constante de Avogadro. Com a evolução tecnológica, as técnicas e o equipamento foram aperfeiçoados o que permitiu a determinação de valores mais precisos da constante de Avogadro.
A constante de Avogadro não deve ser comparada a outras medidas, como a dúzia e a centena, porque essas quantidades são definidas como números e não como grandezas físicas. Uma dúzia corresponde a 12 unidades. Uma centena corresponde a 100 unidades. Já a constante de Avogadro é definida como o número de átomos presentes em um mol de carbono-12 (0,012kg de carbono-12).
Ao longo de sua história, seu valor vem sendo determinado com precisão cada vez maior, mas nunca chegaremos ao valor exato, porque a constante de Avogadro é obtida experimentalmente.
A unidade da constante de Avogadro (Na) é mol -¹, ou seja, o número de entidades por mol.
Para efeito didático, não necessitamos ser tão precisos quantos os químicos. Assim, iremos considerar a constante de Avogadro como 6,02 x 10²³ mo -¹ em nossos cálculos químicos.
Resumindo: 1 MOL = 6,02 x 10²³ entidades (átomos, moléculas, etc.)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário