segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Classificação Moderna dos Elementos Químicos

Na tabela periódica, os elementos estão organizados em ordem crescente de número atômico. Ela é organizada por colunas, denominadas grupos, e linhas horizontais, denominadas períodos. Os grupos correspondem a conjuntos de elementos cujos átomos formam substâncias com propriedades físicas e/ou químicas semelhantes.

Os grupos da tabela periódica, também chamados de famílias, apresentam propriedades químicas e físicas que distinguem uns dos outros.

Atualmente, conforme determinação da Iupac, os grupos são identificados pela numeração de 1 a 18. Em tabelas antigas, a representação era feita por algarismos romanos seguidos das letras A (grupos 1, 2 e de 13 a 18) ou B (3 a 12). Alguns desses grupos são conhecidos por um nome específico, enquanto outros são pelo nome do primeiro elemento.

Elementos representativos e de transição

Os elementos dos grupos 1e 2 e os de 13 a 18 são chamados de representativos e seu dois primeiros elementos , exceto no caso do grupo 18, são denominados típicos, por representarem bem as propriedades químicas dos demais componentes de seu grupos.

Os átomos desses elementos constituem a maior parte das substâncias que nos rodeiam.
Os elementos dos grupos de 3 a 12 são chamados elementos de transição, pois as suas substâncias possuem propriedades entre os dois primeiros grupos dos elementos representativos e os grupos dos elementos representativos logo a seguir.

Os elementos das duas linhas separadas da tabela periódica pertencem, respectivamente ao sexto e ao sétimo períodos e são denominados lantanídeos e actinídeos (nomes dados pelo primeiro elemento de cada série: lantânio e actínio) ou elementos de transição interna. Antigamente, essas séries eram denominadas terras raras, devido a baixa incidência de minerais contendo átomos de seus elementos.

Metais, não - metais e gases nobres

Conforme a Iupac, os elementos são classificados também, de acordo com as características de suas substâncias simples, em metais, não - metais e gases nobres.

A maioria dos elementos químicos é classificados como metal, por suas substâncias apresentarem propriedades metálicas.

3 comentários: